quarta-feira, novembro 14, 2007

Como fazer uma caixa para subwoofers

Hoje mostraremos como fazer uma caixa para subwoofers , para isso siga nossas orientações técnicas citadas em nossa matéria.

Material: Uma "Tico-Tico" e respectivas laminas; Um Berbequim (de preferência com bateria, para podermos andar com ele por todos os lados); Uma broca de 2mm (melhor ter mais, porque partem com muita facilidade); Uma broca um pouco mais larga que a cabeça do parafuso para fazer uns rebaixos na madeira, de modo a que não se note os parafusos, quando a caixa for forrada ou pintada; Um tubo de silicone e respectiva "pistola"; Muitos parafusos de 3 mm de espessura; Madeira de MDF (Medium Density Fibreboard) de 19mm; Plaina, ou lixadeira, para dar alguns acabamentos;

Introdução:
Depois de termos o material devemos consultar a ficha técnica do SubWoofer, para saber qual o volume necessário para a caixa.

Os Subs tocam melhor em caixas que não tenham medidas iguais, ou seja se fizermos um cubo e colocarmos lá o Sub, ele não vai tocar tão bem, como se a caixa fosse um paralelipípedo... mas mesmo assim a melhor opção será fazer a caixa acompanhando a inclinação do banco, e formando um rectângulo na parte da frente. Neste exemplo que eu tenho, a caixa leva 2 SubWoofers da Hertz em caixas absolutamente seladas...visto a "parede" do meio ser dupla... por quê disso?
Porque não queria que o som de um Sub interferisse no outro, e também para poder afina-los em frequências diferentes e assim cobrir uma maior gama de frequências.

Como se fazem os calculos: Primeiro com um cartão, fazemos o molde da lateral da caixa, este molde deverá ter a altura que a caixa vai ter, e sobretudo a inclinação do banco, para que ela encoste na perfeição. Com a lateral toda feita, é necessário diminuir à toda a volta os 19mm de espessura do MDF, ou seja vamos ter um desenho da lateral da caixa, interiormente. Na união do "triângulo" com o "rectângulo", fazemos uma linha a separar as duas figuras geométricas, e agora só nos resta decidir a largura da caixa... Com a largura da caixa, por exemplo 40 cms, devemos tirar os 19 de cada lado e ficamos com 36,2 cms de interior... é essa a medida que vamos usar para os cálculos... O volume do paralelepípedo é aresta x aresta x aresta, ou seja será a medida de cima do rectângulo x medida da altura x a largura interior da caixa E para o Prisma, será mais fácil fazer como se fosse outro paralelepípedo e dividir por 2... Somando os dois volumes, temos o volume total da caixa do SubWoofer.





Passos a seguir : Se a pessoa não tiver nenhuma experiência a trabalhar com madeiras, antes de mandar cortar, convém fazer uns "rascunhos" num papel quadriculado de forma a ver como as madeiras se encaixam umas nas outras, para não haver medidas erradas... Depois de ter as madeiras cortadas nas medidas que queremos, atenção que eles só cortam em linhas rectas, a tico-tico irá servir para cortar as laterais (3), que como estão com a altura certa, basta só cortar a diagonal... Para poupar dinheiro e a caixa ficar ainda mais perfeita, quando fizer os cálculos, é só mandar vir 1 rectângulo grande de modo a só fazer um corte na diagonal e tirar as duas peças laterais da caixa...(neste caso 2 rectângulos e 4 peças). Na madeira da frente (5), fazemos os cortes para colocar os subs...os cortes normalmente têm a medida nas informações técnicas do mesmo... mas se não tiver, basta medir o lugar onde ele vai ficar encostado na madeira e dar uma folga de 1 ou 2mm...



E agora convém prender com alguns parafusos a parte (5) com a (2) e a (3), basta 2 ou 3 parafusos em cada, com estas peças presas, vamos marcar o ângulo que a peça (3) vai ter, aquí novamente vale a dica de cortar um rectangulo com a medida de (1) e (2) incluída e quando se fizer o corte do ângulo, só se faz uma vez.... (outra coisa muito importante, a tico-tico corta consoante o movimento da mão, para ficar mais perfeito o corte, eu medí a distância que a minha corta da ponta da madeira, no meu caso 3,1 e coloco uma régua de madeira presa com dois grampos e assim é só seguir a régua e o corte sai bem mais perfeito). Depois colocamos finalmente a última peça (4) e prendemos novamente tudo com alguns parafusos.... vai sobrar umas partes "levantadas", visto ela ter sido cortada recta, e estar montada inclinada...aquí, vamos usar a plaina para tirar os "bicos" em cima e em baixo...(união das peças 1 e 2 com a 4)



E pronto agora, retiramos a peça (4), fazemos mais furos, e colocamos mais parafusos, mais ou menos de 5 em 5 cms e colocamos silicone em todos os cantos da caixa... voltamos a colocar a peça (4) no seu lugar e através do buraco(s) do(s) sub(s) colocamos silicone onde faltava... faz-se um furo para passar o fio para fora da caixa e isolamos esse buraco também com silicone a volta do fio... E agora, falta o acabamento da caixa...se se quiser pintar, temos de colocar betume em todos os buracos rebaixados para as cabeças dos parafusos... e depois lixar tudo bem lixadinho, primário e tinta...(se fôr para forrar com couro ou napa, também é necessário betumar e alisar tudo)



Se fôr para forrar, é só passar cola de contacto e ir colando por partes, começamos sempre a forrar de frente para trás, de modo que a emenda fique escondida atrás ou em baixo da caixa. Depois cortamos com um x-acto a alcatifa do buraco do sub, e fazemos a ligação dos fios, colocamos no lugar, apertamos e está pronto. Agora é só colocar para tocar e afinar o amplificador a gosto...
















AUTENTIC som & imagem

9 comentários:

  1. Bom trabalho! mas ficou uma dúvida, fizeste os buracos com o tico-tico?

    ResponderExcluir
  2. não é preciso fazer uns buraquinhos de lado para entrar e sair o ar?

    ResponderExcluir
  3. Cara eu fiz e ficou show de bola . valeu ! Olha faz aquela do alarme que vc mandou para o Terra . Estou esperando . valeu !

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se vc forrou a caixa por dentro se sim qual o tipo de material q vc usou pra forrar. obg: andré agradeçe (to) tocantinopolis

    ResponderExcluir
  5. beleza irmão!!! eu tenho um sub Bomber up grade de 350rms, já tentei fazer os cálculos aqui, mas não consigo encontrar as medidas exatas para fazer uma caixa trapezoidal, será que você não conseguiria essas medidas pra mim, para que a caixa fique na litragem certinha do sub??? grato, qualquer coisa mande um email: maiconmonteiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. a caixa tem que ter uma saida para cada sub porque senão o som fica abafado

    ResponderExcluir
  7. como fazer para consultar ficha técnica do SubWoofer, para saber qual o volume necessário para a caixa.

    ResponderExcluir

Deixe fluir os seus pensamentos, esteja livre até para comunicar-se !